domingo, 4 de maio de 2025

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Botafogo

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Botafogo

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - PULGA DESEQUILIBRA —
Uma linda jogada de Erick Pulga, que passou por 3 adversários e deu assistência para Cauly fazer nosso gol, desequilibrou o jogo contra o Botafogo e nos deu mais um grande triunfo no Brasileirão.

VEJA TAMBÉM:
>>Melhores momentos de Bahia 1x0 Botafogo
>>Coletiva Rogério Ceni


2 - O Fantástico Pulga é um jogador que desarma qualquer sistema defensivo com seus dribles verticalizados e em alta velocidade e vem se destacando nesta temporada, fazendo grandes jogos, marcando gols e nesse jogo contra o Botafogo mais uma vez foi decisivo ao servir Cauly no lance do gol (assista abaixo). Sem dúvida ele foi o melhor em campo.

3 - Marcos Felipe foi outro que apagou algumas falhas anteriores e fez uma ótima partida, com pelo menos duas a 3 defesas em lances que poderíamos ter sofrido gols. Mingo e David Duarte jogaram demais, nossa defesa está muito segura, sendo testada contra bons ataques e dando conta do recado. Parece que pegou liga.

4 - A competitividade do Bahia é algo que vem crescendo jogo a jogo. Esta partida foi mais ou menos equilibrada, mas nós criamos mais chances de gol, soubemos sofrer, lutamos o tempo todo.

5 - Arbitragem e VAR confusos no lance em que inicialmente o goleiro Jonh tinha sido expulso por pegar a bola com a mão fora da área. Após ser chamado pelo VAR, o juizão voltou atrás, alegando que o chute de Jean Lucas não iria em direção ao gol. Aliás, na cobrança dessa falta, o goleiro botafoguense claramente desviou a escanteio, mas a arbitragem deu tiro de meta.

6 - O Bahia teve dificuldade de saída de bola no início da partida mas aos poucos foi se soltando, procurando jogar com mais velocidade para se desvencilhar da forte marcação. Na nossa primeira chance, Lucho desviou de cabeça um cruzamento mas o goleiro defendeu; depois Pulga recebeu em velocidade, cortou para meio mas chutou torto; nosso gol iniciou-se com um banho de cuia de Caio Alexandre ainda na nossa defesa, uma esticada para Pulga e ele passou por três e serviu Cauly, que completou para as redes; Botafogo respondeu em seguida com um chute perigoso de fora da área.


7 - Poderíamos ter ampliado no começo do segundo tempo, mas Erick não aproveitou um cruzamento de Juba e, na sequência, um bate -rebate, Lucho fez o gol, mas o lance foi invalidado. Botafogo passou a nos pressionar e chegou a criar algumas chances de gol, como na falta que bateu quase no rosto de Marcos Felipe e no contra-ataque em que Arthur tentou de fazer de esquerda, mas nosso goleiro também defendeu; nós poderíamos ter feito com William José, que recebeu de Jean Lucas, desviou do goleiro mas a bola foi pra fora; ele deram um chute perigoso com Jefinho que foi pra fora; e no fim veio o lance em que Jean Lucas tentou a cavadinha e perdeu, livre livre.

8 - Não podemos dar chance ao azar e desperdiçar oportunidades de ouro de fazer gols, como aconteceu nesta partida: perdemos uma com William José, outra com Erick (no lance em que na sequência Lucho fez o gol mas foi anulado), e a última com Jean Lucas, que quis dar uma cavadinha

9 - Com as chuvas que vêm caindo na cidade e o jogo no meio de um feriadão, pensou-se que o público seria pequeno, porém mais uma vez a torcida tricolor marcou presença de forma efetiva e 37.094 pagantes estiveram na Fonte Nova. Público excelente!

10 - CLASSIFICAÇÃO — Próxima quarta, na Fonte Nova, contra o Nacional de Montevidéu, poderemos nos classificar, por antecipação, às oitavas de final da Libertadores, ou pelo menos dar um passo importante para isso. Vencendo nosso jogo e o Inter ganhando o dele contra o Nacional de Medellín, já estaremos na próxima fase. Vamos procurar fazer a nossa parte, com muita luta e determinação, e torcer por essa combinação.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTubeWhatsAppFacebook, Instagram e TwitterAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: