sexta-feira, 30 de maio de 2025

CNH gratuita na Bahia: veja quem tem direito e como se inscrever!

Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas mãos pode ser mais do que um sonho: é uma oportunidade de inclusão social e geração de renda. Na Bahia, milhares de pessoas vão conquistar esse direito sem pagar nada, graças à regulamentação dos programas "CNH da Gente" e "CNH na Escola", oficializados nesta quinta-feira, 29, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Salvador.

Os dois programas asseguram gratuidade no processo de habilitação para as categorias "A" (moto) e "B" (carro), além de adição ou mudança de categoria, contemplando estudantes da rede pública e pessoas cadastradas no CadÚnico. No total, serão 12 mil vagas distribuídas em todo o estado.

A iniciativa pretende abrir portas para o mercado de trabalho e transformar vidas. Para quem sonha com o primeiro emprego, ampliar possibilidades profissionais ou simplesmente ter mobilidade, a CNH gratuita é um caminho acessível.

Quem pode participar e como se inscrever?

Os interessados devem atender alguns critérios, como ser maior de 18 anos, estar inscrito no CadÚnico, saber ler e escrever, além de morar na Bahia. No caso dos estudantes do ensino médio, menores de 18 anos, será possível iniciar a formação teórica, preparando-se para obter a CNH no futuro.

As inscrições para ambos os programas estarão abertas de 16 a 30 de junho, exclusivamente no Portal de Serviços do Governo da Bahia. O edital completo será divulgado no dia 4 de junho, com todos os detalhes sobre o processo de seleção.

Além de promover a cidadania, a ação reforça o compromisso com a formação e qualificação de jovens e trabalhadores. Somente o programa “CNH na Escola” vai beneficiar 2 mil estudantes do ensino médio, enquanto o “CNH da Gente” disponibiliza 5 mil vagas para quem recebe Bolsa Presença, além de vagas específicas para o programa Bahia pela Paz e para famílias afetadas pela explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus.

Durante o evento de lançamento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a habilitação gratuita é uma política pública que impacta diretamente na vida das famílias baianas, oferecendo dignidade, autonomia e mais oportunidades de trabalho.

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTubeWhatsAppFacebook, Instagram e TwitterAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: