sábado, 22 de março de 2025

VÍDEO: ferry Juracy Magalhães é afundado e vira recife no Rio Vermelho


O ferryboat Juracy Magalhães, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, foi afundado de forma controlada, nesta sexta-feira, 21, para a criação de um recife artificial marinho no Rio Vermelho, em Salvador.

A iniciativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur-BA) visa o incentivo ao turismo náutico e de mergulho na capital baiana. A ação contou com a parceria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Marinha do Brasil.

A embarcação tem aproximadamente 800 toneladas e 71 metros de comprimento. A estrutura foi afundada a quatro quilômetros da costa e a 30 metros de profundidade na região do Largo da Mariquita. O ferry Juracy Magalhães Jr. começou a operar em 5 de dezembro de 1972 e seguiu até ser retirado de circulação em 16 de novembro de 2018.

Cuidado ambiental

A estrutura naufragada servirá como habitat para diversas espécies marinhas e favorecerá estudos científicos, que estão sendo realizados pelo estado desde os primeiros afundamentos controlados do ferry Agenor Gordilho e de um navio de reboque, realizados em novembro de 2020.

Cerca de nove embarcações já foram naufragadas em áreas próximas à costa da capital baiana e na Baía de Todos-os-Santos. Um dos biólogos do Inema, Marcelo Peres explicou que, após a operação, em apenas um ano o ferry será tomado por corais e espécies marinhas de todo tipo.

“Fizemos os estudos prévios de sedimentos, de biodiversidade do local, onde poderia ocorrer o afundamento e, posteriormente, fizemos quatro vistorias para que não haja nenhum tipo de resíduo que possa trazer algum impacto negativo para o meio ambiente. Então, foram quatro inspeções, a gente avaliou também a presença de espécies invasoras e nossa expectativa é bem positiva para a biodiversidade e para o turismo do Estado”, afirma Peres.

*Com informações da Secom-GOVBA

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTubeWhatsAppInstaFacebook e TwitterAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: