segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Análise: dez observações sobre Bahia 2x0 Porto

Dez observações sobre Bahia 2x0 Porto

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - PRIMEIRO TRIUNFO — Mesmo com muitas falhas de finalização, o Bahia conseguiu seu primeiro triunfo no Campeonato Baiano, entrando no G4 da competição. O time não jogou tão bem, como na partida anterior, mas poderia alcançar os 3 pontos de maneira mais fácil caso não desperdiçasse tantas chances claras. Essa coisa de ficar perdendo oportunidades é um cenário perigoso pois, caso tome um gol, como quase aconteceu na segunda etapa, a coisa pode complicar. Felizmente deu tudo certo.

2 - Como já era de se esperar, Rogério Ceni entrou com um time modificado em relação ao jogo anterior, dentro daquela mentalidade de “rodar o elenco”. Mas alguns que atuaram contra o Sampaio entraram no decorrer do jogo e foram muito bem: Ademir deu mais uma assistência e Erik fez mais um gol de cabeça.

3 - Está clara a ideia de Rogério de abrir mão de um lateral, que acaba sem atacar e fica quase como um terceiro zagueiro, e liberar o outro. No jogo passado aconteceu com Kauã Elias, liberando Juba; neste jogo contra o Porto, Resende ficou na defensiva e Gilberto foi para cima.

4 - Com muita movimentação, levando sempre vantagem no um contra um e dando ótimos passes, Erik Puga fez um grande jogo, sendo o melhor em campo. Uma pena que Biel, que entrou no lugar dele durante a partida, não tenha mantido o nível, pois cometeu alguns erros de posicionamento, ficando impedido, não acertou nos dribles, além de perder pelo menos dois gols.

5 - Está provado que Everaldo tem que jogar de centroavante de área, estilo Estupinan, pois dessa forma foi que ele chegou a brilhar na Chapecoense, fez um bom ano de 2023 no Bahia e tem tudo para repetir a dose este ano. Ele foi o autor do nosso primeiro gol nesse jogo e deu muito trabalho à zaga adversária nas bolas que eram alçadas na área. Sendo assim, nada de negociá-lo com as galinhas. Eve pode ser útil nessa função.

6 - Bahia foi superior no primeiro tempo, empurrando o adversário, porém faltavam lances mais agudos no terço final, pois o time ou não chutava ou concluía mal. Em alguns contra-ataques o time do Porto nos assustou, e um desses chutes nosso goleiro Marcos Felipe teve que trabalhar. Teve um outro lance em que o meia deles furou após desdobramentos de uma falha de Resende, que, repito, jogou de lateral esquerdo. Eles também tiveram uma falta bem cobrada que passou muito perto. Nós tivemos um chute de Cauly que recebeu de Pulga, e o goleiro pegou, dois chutes ruins de Gilberto e chegamos a nosso gol num belo cruzamento do próprio Gilberto, que Everaldo cabeceou para marcar.

7 - No segundo tempo, o Bahia criou várias chances de gol e foi perdendo. Everton Ribeiro deu um bom chute de longe para defesa do goleiro; Everaldo perdeu uma chance de cabeça; Acevedo também arriscou de fora para defesa do goleiro; Ademir entrou pela direita mas chutou mal; nosso adversário deu um chute de longe perigoso e, em outro lance, um atacante deles foi travado por Gilberto quando empataria o jogo; mas nós chegamos aos segundo gol num cruzamento de Ademir que Erik fez de cabeça; Biel perdeu de cara em outra oportunidade.

8 - Em alguns momentos não gostei da recomposição do Bahia, que se mostrou lenta, e o espaço que deu ao adversário, situações que precisam ser corrigidas.

9 - Marcos Felipe retornou ao time, após falhas consecutivas no final do ano passado, mas não comprometeu; Gilberto, que foi muito acionado e acertou mais do que errou. Deu uma assistência para abrirmos o escore e salvou um gol; Ademir e Erik, como falei, muito bem; Everton Ribeiro e Cauly ficaram devendo, sendo que o primeiro foi um muito melhor.

10 - Próximo jogo é contra o Jequié fora de casa e há a necessidade de fazer os três pontos para ficar mais tranquilo na tabela e entrar no Ba-Vi, jogo seguinte, que será no sábado, mais tranquilamente.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais:  WhatsAppInstaTwitter e FacebookAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: