![]() |
Foto: Bruno Peres | Agência Brasil |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo para baixa umidade em 8 estados, entre eles a Bahia, e o Distrito Federal. O aviso sobre o clima mais seco, que está sendo anunciado desde o último domingo, 1º, é válido para o período das 13h às 17h desta quinta-feira, 5.
De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar pode chegar a 12% em todo o Distrito Federal, quase todo o estado de Goiás (exceto o sul) e partes da Bahia (oeste do estado), Piauí (sul), Maranhão (sul), Tocantins (metade sul do estado, incluindo a capital), Mato Grosso (leste), São Paulo (área de divisa com Minas Gerais) e Minas Gerais (centro e leste do estado, incluindo a capital).
Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20%, mas há risco de incêndios florestais e impactos na saúde humana, como doenças pulmonares e dores de cabeça. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet também registrou alerta amarelo de perigo potencial (quando a umidade varia entre 30% e 20%) para baixa umidade em três estados: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo. A lista dos municípios afetados pode ser conferida no site do instituto.
Entre as orientações à população estão beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e bebidas diuréticas (café e álcool), ainda conforme com o Inmet. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
*Com informações da Ag. Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário