quinta-feira, 23 de março de 2023

Dez observações sobre Bahia 3x0 CRB

Arthur Sales comemora ao marcar  gol -  Bahia x CRB,
Fotos: Felipe Oliveira | ECB

Por: Kléber Leal* I Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Melhorando… - Repetindo a boa atuação do último domingo, quando goleou o Itabuna por 4x1, o Bahia bateu o CRB, que possui um sistema defensivo considerado sólido mas tomou 3 a 0 do nosso Tricolor. O Esquadrão de Aço já demonstra evolução depois que o treinador Renato Paiva implantou o sistema 3-5-2, o que deixou o time mais compactado e menos vulnerável.

2 - Bahia começou se impondo, mandando no jogo, e a pressão contra o CRB foi forte.

3 - Logo aos dois minutos, chegou ao primeiro gol, quando Biel escapou pela esquerda e passou bem pra Chávez, em posição irregular, fuzilar e marcar.

4 - As chances continuaram: Chávez recebeu de Biel e soltou a bomba mas a defesa travou; Cauly bateu falta com perigo e quase marca; o CRB respondeu numa cabeçada de Anselmo Ramon e bela defesa de Marcos Felipe; Cauly completou cruzamento pro gol mas o goleiro pegou; contra-ataque com Biel que passou a Cauly e este mandou a bomba para defesa do goleiro. Depois o Bahia desceu rápido e Yago solta a bomba de longe e a bola passou perto.

5 - Cauly recebe na área um belo lançamento de Kanu, tenta driblar o zagueiro, que toca com a mão na bola: pênalti: Everaldo bateu e fez 2x0.

Everaldo comemora após marcar gol - Bahia x CRB

6 - Após o segundo gol, o CRB teve mais posse de bola, mas não conseguia concluir em gol e ainda dava chances de o Bahia contra-atacar com perigo. No finalzinho da primeira etapa Biel desce num contragolpe, fecha pro meio e toca para Cauly fuzilar para defesa do arqueiro. 7 - Na segunda etapa, o Bahia criou três a quatro chances, puxou o freio de mão no final, mas mesmo assim ainda marcou o terceiro gol, numa jogada em que Mateus Bahia deu a Kayky, que foi pra cima da marcação e tocou para Arthur Sales, que chutou de pé esquerdo e mandou para o fundo da rede. 8 - Chávez começa a justificar o valor que foi pago pela sua contratação e parece estar superando os problemas pessoais (saudades de casa) pois já mostra o futebol que se espera dele: forte na marcação, bem no apoio e com chutes perigosos a gol. Cauly muito bem na partida e Biel no momento é o jogador de maior destaque. Kanu na zaga é uma segurança também, mas Everaldo… vá matar o diabo. Embora bata bem e faça gols de pênalti, não dá sequências às jogadas, toma decisões precipitadas, perde chances de gol, ufa, não se pode contar com ele…Já fez 7 gols no Bahia, mas 5 de pênalti, pelo menos isso… 9 - Vá entender o treinador Renato Paiva… Hoje, que a partida não valia mais nada, ele entrou com o time titular, ao contrário do jogo passado, que ainda tinha chances de classificação no Nordestão mas foi a campo com reservas e ficou no empate com os meninos do Flu-PI, sendo eliminado. E olhe que domingo tem decisão do Baianão… 10 - O Nordestão agora já era e, mesmo com a boa performance e bom resultado nessa última partida, a campanha foi vergonhosa, fruto principalmente da teimosia do nosso treinador em querer implantar um sistema de jogo incompatível com a qualidade dos jogadores que temos. A melhora do time nos últimos dois jogos passa principalmente pelo fato de Renato Paiva cair na real e tentar pôr em prática uma forma de jogar que nossos jogadores possam render mais. É notória a melhora de atuações individuais e coletiva com esse novo esquema e a esperança é que o time prossiga com essa evolução. *Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Kleber, ótimas observações, como sempre.

Anônimo disse...

Mano Kleber, engrandecendo a crônica esportiva. Cirúrgico como sempre!

Anônimo disse...

E André? Nenhuma citação? Foi o pior em campo ontem.